AlmapBBDO apresenta Novas Conversas - Notícias | AlmapBBDO

PT/EN

AlmapBBDO apresenta Novas Conversas

Ferramenta investiga em profundidade o que as pessoas estão falando, quem está falando, como, por quê e onde

3 de Dezembro de 2018, 10:00 AM

-

Qual a forma mais certeira de participar das inúmeras conversas que circulam pelos muitos ambientes de interação? E mais, de lançar novos assuntos nesses espaços? A ferramenta Novas Conversas, proprietária da AlmapBBDO, integra insights de diferentes bases de dados, cruzando conversas monitoradas nas redes sociais, nos meios tradicionais e também na expressão desses temas na cultura, todos acompanhados e interpretados por especialistas e parceiros.

Na semana passada, a sócia e diretora geral de planejamento da AlmapBBDO, Cintia Gonçalves, conduziu o evento de lançamento do Novas Conversas. Para ilustrar o que é possível entregar com a ferramenta, foram apresentados dois painéis, resultado de uma análise de mais de 15 milhões de conversas: Imaginário Futurista e Identidade e Tabu. Após os painéis, a atriz Taís Araújo, o apresentador Marcelo Tas e o psicanalista Contardo Caligaris debateram sobre o tema.

Entenda melhor aqui

Painéis Identidade e Tabu e Imaginário Futurista
Para chegar aos resultados das duas pesquisas, foram analisados mais de 15 milhões de postagens nas redes sociais, nos últimos quatro meses, além de conteúdos publicados na imprensa, milhares de conteúdos culturais (vídeos, filmes, músicas...), todos eles analisados por especialistas e parceiros.

No painel Identidade e Tabu, foi mostrada a correlação entre o tema e o cenário político brasileiro. No período analisado, entre junho e setembro, 37% das conversas capturadas estavam dentro desse tema. Foram quase 3 milhões de menções feitas por mais de 1 milhão de usuários únicos.

Entre os principais assuntos que surgiram estão:
    * Sair do Armário - tema aparece mais amplo, envolvendo sexualidade, etnias e outras questões de identidade. Sair do armário é um risco e também um gesto de resistência. Dentro desse assunto, ganhou foco a saída do armário de Lulu Santos, que levantou debates sobre bissexualidade.
    * Pink Money - No momento em que diversas marcas passam a usar questões de identidade em suas plataformas de marketing, identifica-se uma forte mobilização em torno do termo “pink money”, que ganha conotação negativa, associada a quem se apropria das causas sem contribuir efetivamente com elas.
    * Tabus do feminino - As conversas revelam que o gênero feminino ainda é repleto de tabus. 45% das conversas sobre o tema falam sobre tabus sexuais, como masturbação e orgasmo, enquanto que 11% falam sobre tabus sobre o corpo, como menstruação e autoestima. Olhando os produtos mais consumidos da cultura de massa, vemos que a TV aberta e o cinema são as áreas em que esses temas estão sendo atualizados mais rapidamente em direção a uma visão mais contemporânea.

O painel Imaginário Futurista aponta como conversas de nicho podem ter um impacto grande nos negócios. Mais que se debruçar sobre futuro e previsões, expõe como as conversas sobre temas futurísticos estão interferindo hoje na vida das pessoas - e como podem ser oportunidades para empresas.
   
     *Bots - evidência a interferência de bots na política global, e também nas eleições brasileiras. Além de abordar como os fandoms de bandas de K-Pop são acusados de manipular as eleições do Meus Prêmios Nick a partir de bots.
    * Deep fake - a discussão sobre bots levanta um novo tema: o deep fake, a manipulação digital de vídeos que é uma ameaça para a democracia e também para todo mundo que depende de reputação, como as marcas.
    * IA - a evolução da inteligência artificial traz dois lados. Por um lado, as mudanças drásticas no mercado de trabalho. Por outro, o fascínio de uma tecnologia que resolve inúmeros problemas e que já mobiliza os consumidores.