André Gola, da AlmapBBDO, assina direção de arte do 42º Anuário do Clube de Criação - Notícias | AlmapBBDO

PT/EN

André Gola, da AlmapBBDO, assina direção de arte do 42º Anuário do Clube de Criação

Com o tema “Bundões”, publicação traz conceito provocativo e bem-humorado sob autoria do premiado diretor de criação

6 de Abril de 2018, 11:00 AM

-

André Gola, diretor de criação da AlmapBBDO, assina a direção de arte do 42º Anuário do Clube de Criação, lançado na sede do Clube em São Paulo. Provocativo, o criativo pautou-se por dar uma “sacudida” no “bunda-molismo” que por vezes pode acometer o mercado, ainda mais em tempos de pós-crise e instabilidades: “A ideia dos ‘Bundões’ é fazer as pessoas refletirem sobre o quanto a inspiração vem do novo. E no ‘novo’ precisamos arriscar mais, precisamos de uma injeção de coragem”, explicou Gola, em alusão à injeção que aparece na capa do Anuário, ao lado da fotografia de uma bunda com ilustrações de sua própria autoria.

Gola, que faz dupla com Pernil na AlmapBBDO, agência em que atua há quase 11 anos, levou o DNA de seu trabalho pessoal com cartoons para a parte gráfica do Anuário, tratando um assunto reflexivo com leveza e bom-humor: “O tema é provocativo. Você pode não gostar, mas não vai ficar neutro”, afirmou o criativo ao lado do presidente do Clube de Criação, Fernando Nobre. Ambos enfatizam que o conceito “Bundões” não objetiva “apontar dedos”, mas sim ampliar os questionamentos sobre a própria publicidade.

Segundo Gola, os pontos que o público por vezes traz a respeito das campanhas publicitárias devem servir como base para o crescimento, e não funcionar como um sensor para a criatividade. De acordo com Nobre, o mercado publicitário acompanha a evolução da própria sociedade.

 

A 42ª edição do Anuário foi lançada em tempo recorde: Gola teve menos de seis meses para criar e cuidar de toda a direção de arte do Anuário, que costuma ser publicado no prazo de um ano. As fotografias ilustradas por ele e que compõe o Anuário são de autoria do fotógrafo Gustavo Zylbersztajn.

No Prêmio do 42º Anuário entregue em setembro do ano passado, a AlmapBBDO recebeu 15 troféus (3 ouros, 5 pratas e 7 bronzes) por suas campanhas, eleitas por um júri composto por 88 profissionais convidados pela diretoria do Clube de Criação.

Confira o texto de apresentação do 42º Anuário, por André Gola:


“Bundões. Nosso mercado está cada vez mais cheio deles por todas as partes. Bundões que têm medo de apostar no novo. Bundões que têm medo de criar o novo. Bundões que lideram e criam novos bundões. Bundões subordinados a bundões, que odeiam os bundões mas nada fazem. E esses bundões todos estão afastando aquilo que realmente é novo, diferente, ousado... que inclusive faz parte do discurso dos bundões como um objetivo a encontrar. Realmente algo incoerente.
Por isso, este livro celebra todo trabalho que conseguiu superar essa nossa realidade e está brilhando nas próximas páginas como uma luz que prova que sempre é possível, que sempre dá pra fazer aquilo que mais encanta na nossa profissão, que mexe com a emoção e altera a razão (...)”