Portfolio Night reuniu comunidade criativa em noite imersiva de review de trabalhos - Notícias | AlmapBBDO

PT/EN

Portfolio Night reuniu comunidade criativa em noite imersiva de review de trabalhos

No Brasil, evento do The One Club for Creativity foi sediado na AlmapBBDO

23 de Maio de 2019, 12:00 AM

-

São Paulo, 23/5 – Ontem, os principais players do mercado criativo estiveram reunidos ao redor do mundo para uma noite imersiva de mentoria, recrutamento e análise de portfólios. A Portfolio Night, pertencente ao The One Club for Creativity, aconteceu ao mesmo tempo em diversas cidades de diferentes países, cabendo à AlmapBBDO sediá-la no Brasil.

Na AlmapBBDO, a Portfolio Night se iniciou por volta das 19h30 com a abertura do evento conduzida por Luiz Sanches, Chairman & CCO da agência e membro do board do One Club, organização sem fins lucrativos de fomento à criatividade e responsável também pela Creative Week de NY.

André Gola, diretor executivo de criação da AlmapBBDO, apresentou, em seguida, a dinâmica da noite, dividida em três rounds de 45 minutos. A cada rodada, o time composto por 20 mentores sentava-se ao lado dos participantes para avaliar os seus portfólios e trocar impressões e diretrizes. Cada um dos 60 jovens talentos que participaram do review tiveram os seus trabalhos analisados por três grandes nomes da indústria criativa, somando assim um total de 180 mentorias.

Para Luiz Sanches, a Portfolio Night é um evento importante para que a comunidade criativa siga inspirada e inspirando, mantendo viva a essência de apostar nas grandes ideias e nos novos talentos: “Precisamos voltar a ser sedutores, recuperar a autoestima da propaganda e acreditar no valor do que fazemos”, afirma o CCO da AlmapBBDO, que também participou do corpo de avaliadores.

A noite se encerrou às 23h30, com o anúncio do All Star, o jovem criativo cujo portfólio foi considerado o melhor do evento. Victor Piva, de 22 anos, assistente de arte da BETC, foi o escolhido e participará, no segundo semestre deste ano, de uma semana imersiva em NY. Ele vai atender a um briefing em conjunto com All Stars de outros países, criando para uma grande marca global e conduzido pelo The One Club for Creativity.

Victor explica que mantém o seu portfólio atualizado e, sempre que pode, tenta melhorá-lo. Sobre a Portfolio Night, ele conclui: “Me ajudou muito, conversei com pessoas com as quais jamais achei que teria contato”. Já o resultado de ser eleito All Star, o surpreendeu: “Estou meio sem acreditar até agora!”, finaliza Victor.

André Gola, que também participou do corpo de jurados, conta um pouco do que é preciso para montar um bom portfólio: “Acho importante estudar tudo o que já foi feito de melhor para ir formando um critério. A partir disso, buscar boas ideias, bons raciocínios e tentar aplicá-los em diferentes formas. Acho interessante também a possibilidade que a internet dá hoje a qualquer um de trabalhar em projetos pessoais. Ali, normalmente, a gente consegue ver, além de boas ideias, uma postura proativa de fazer as coisas acontecerem. E, para finalizar, tem que ter um olhar para o craft visual e de texto para todas as peças.”

A Portfólio Night é a maior e mais importante noite de recrutamento e review de trabalhos da indústria criativa. Levada a cabo de forma totalmente voluntária por seus realizadores, reúne e concentra a comunidade criativa para pensar também no futuro do trabalho. Ao longo de seus 16 anos, já foram avaliados 8.751 portfólios, tendo passado por 70 cidades em 45 países diferentes. Neste ano, ocorre ao mesmo tempo em Atlanta, Beijing, Beirute, Buenos Aires, Cairo, Chicago, Dubai, Lima, Lisboa, Los Angeles, Lion, Melbourne, Nova Iorque, Paris, Saigon, São Paulo, Cingapura, Zurique, entre outras cidades.