Para além de junho: DORITOS® Rainbow inicia movimento #RespeitaMinhaIdentidade e convida a participação em abaixo-assinado como apoio a comunidade LGBTI+. - Trabalhos | AlmapBBDO

PT/EN

Para além de junho: DORITOS® Rainbow inicia movimento #RespeitaMinhaIdentidade e convida a participação em abaixo-assinado como apoio a comunidade LGBTI+.

-

Em campanha-manifesto, protagonizada por Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, marca quer dar visibilidade às situações cotidianas que a comunidade Trans enfrenta quanto a sua identidade e promove ações que apoiam a mudança de comportamento.

São Paulo, 27 de junho de 2022 – “Se eu tatuasse a maneira como eu gostaria de ser chamada na testa, seria o suficiente para que você me acolhesse do jeito que eu sou?” É pela vivência e voz marcante de Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, que DORITOS® Rainbow, marca de snacks da PepsiCo, lança no final de junho, o movimento #RespeitaMinhaIdentidade.

O movimento faz parte da campanha que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas Trans – um  dos grupos mais marginalizados atualmente na sociedade – e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade.

A partir desse contexto, DORITOS® Rainbow traz a campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, que prestou consultoria e curadoria ao projeto. Tocante e potente, o filme foi criado com pessoas Trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade. Para assistir ao filme-manifesto, acesse: https://youtu.be/KSq2-Ho1sQM

"Participar de mais uma campanha de DORITOS®? Rainbow, a segunda consecutiva, mostra como a marca entende que diversidade precisa ser construída também dentro de uma narrativa contínua, com projetos que visem mudanças de médio a longo prazo", destaca Raquel Virgínia, fundadora e CEO da Nhaí!

Conquistas da comunidade e o retrocesso do novo RG

A evolução dos direitos da comunidade Trans, como o uso do nome social, reconhecimento da identidade de gênero, possibilidade de retificação de nome no registro civil, retirada da transexualidade da lista de transtornos mentais pela OMS, somam décadas de progresso e, devido a esses avanços, DORITOS® Rainbow quer contribuir com esta trajetória.

Em março deste ano foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a mudança é excludente para Travestis e demais pessoas Trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Abaixo-assinado

Com o objetivo de dar visibilidade às situações cotidianas que travestis e demais pessoas Trans enfrentam na busca pelo reconhecimento de sua identidade e promover ações pela mudança de comportamento em direção a uma sociedade inclusiva, DORITOS® Rainbow se une à ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) na criação de um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans, a fim de apoiar a Ação Popular no 1008800-39.2022.4.01.3500, criada pela ANTRA, que questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto 10.977/2022.

Nas redes sociais, a marca conta com um time de representantes icônicos para o movimento #RespeitaMinhaIdentidade como: @bixarte, @boombeat, @isisbroken, @transtornadaisy, @jonasmariaa, @raquelvvirginia, @leocastilho, @siamese.lg, @cattylares_ e @ transboylife_ que, por meio de suas vivências, convocam seguidores a participarem da causa e do abaixo-assinado. Para se juntar ao movimento, é necessário acessar doritos.com.br/rainbow e concluir a assinatura.

“Chamar este time de embaixadores a fazer parte das ações de DORITOS® Rainbow em 2022 é fundamental para uma criação a partir da realidade da comunidade e a nossa aposta para trazer ainda mais força para alcançarmos nosso objetivo: fazer com que, nós, como sociedade, possamos nos mobilizar deixando um legado e promovendo maior inclusão para a comunidade.”, reforça Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo.

Outras ações

DORITOS® Rainbow inaugura uma parceria de conteúdo com o podcast Pod Pah, por meio de três episódios com as artistas Linn da Quebrada, Liniker e Urias. Além de dar visibilidade e voz às artistas, a marca busca ampliar a discussão sobre a importância do respeito à identidade de cada pessoa, assim como conquistar mais aliados para a causa.

Ainda ao longo do mês de junho, DORITOS® Rainbow entrou como empresa filiada à Diversity BBOX com a participação na Feira e Marcha Trans, realizada de 12 a 17.06, o apoio de mais uma edição da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, em 19.06, e o patrocínio de mais uma edição do Prêmio Biscoito, em 26.06, primeira premiação no Brasil voltada a artistas e personalidades da comunidade.

As iniciativas fazem parte do posicionamento global da marca “For the Bold”, que traduz o conceito de que não há nada mais bold do que ser você, reforçando o respeito e o apoio à diversidade em edição especial do produto, da embalagem à tortilla.

Trajetória e Doações

Desde 2017 DORITOS® abraçou a causa da diversidade, por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todos têm o direito e a liberdade de ser quem são, e, por isso lançou no Brasil, o snack DORITOS® Rainbow, neste mesmo ano. Desde então, essa trajetória junto à comunidade LGBTI+ tornou-se um legado que amplifica ainda mais o orgulho, respeito, amor, liberdade e principalmente direitos das pessoas da comunidade.

Ao longo dessa jornada DORITOS® impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam mais de R$2,8 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos.

Em 2022, DORITOS® realizará um aporte de R$ 1 milhão para iniciativas da campanha pela comunidade Trans.

Inovação

Junto à campanha, DORITOS® Rainbow lançou o sabor inédito de Mostarda e Mel. A embalagem deste ano conta com as oito cores da bandeira LGBTI+ que aparecem estampadas nas quatros palavras que forçam os direitos mais básicos que a comunidade quer e precisa ter: respeito, amor, liberdade e orgulho. As tortilhas continuam coloridas, chamando ainda mais atenção para a diversidade e representatividade. A edição comemorativa e limitada do produto está disponível nos principais pontos de venda pelo Brasil até durarem os estoques, com preço sugerido de R$5,49 (55g).

FICHA TÉCNICA | CAMPANHA DORITOS RAINBOW®
Anunciante: PepsiCo
Título: DORITOS® RAINBOW
Produto: DORITOS® RAINBOW

Agência: AlmapBBDO
CCO: Luiz Sanches, Pernil
Diretores de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama
Criação: Beatriz de Oliveira Cottet, Raphaella Santos Ogawa, Renata Carignani
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Faco, Roberta Rivera, Jessica Lopes, Gisella Oyola e Gabriel Chaves
Planejamento: João Gabriel Fernandes, Erika Moulin, Raphael Caffarena,  João Victor Cavalcante e Ronaldo Carvalho
Diretora de conteúdo: Christina Mello
Produtoras de conteúdo: Yara Tieppo Meira e Maria Eduarda Monteiro
Estratégia de Conteúdo Digital: Alan Kennedy Silva Alves, Gabriel Diniz e Carolina Gonzalez
Mídia Offline: Luana Gallizzi, Fernanda Zenteno, Angelo Dell’Arciprete, Felipe Benevides e Nathalia Bezerra
Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Paula Buzzi e Vanuza Passos
Head of Creative Technology: Lilian Cavallini
Líder de Projeto: Sabrina Ramiles
Desenvolvedor: Fênix Systems
Produção Gráfica: José Roberto Bezerra e Rose Ribeiro
Arte final: Alexandre de Moraes Paulinetti
Tratamento de Imagem: Estevam Conidi
Revisão: Eliana Pavan
Motion: Sofia Mendes Selles

Aprovação Cliente: Cecília Dias, Pedro Goldfarb, Patrícia Nagao, Ana Carolina Castanhe, Lais Pinto

Mídia Online | Agência Blinks:
Mídia Online: Carla Di Sarno Assumpção, Vitor Renna e Fernanda Bueno

Agência de influência | Agência SUBA
Atendimento Suba: Sandra Mara Zimberkinop, Marilia Madeira e Larissa Duarte

Produção Imagem:
Produtora: Iconoclast
Direção: Nico
Direção de Fotografia: Nicholas Bluff
Assistentes de Direção: Camila Freiha, Priscila Trabulsi e Gabrelú
Produção Executiva: Francesco Civita, Pity Lieutaud, Alonso Sperb e Ana Monte
Assistência de Produção Executiva: Camilla Kinker e Lucas Bullara
Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum
Assistência de Coordenação: Carolina Loureiro, Carol Latorre e Vinicius Gaspar
Pesquisa Criativa: Van Foxter e Nico
Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares, Everson Martins, Rafael Neder e Viviane Isabele
Direção de Produção: Carolina Guerra
Assistência de Produção: Julia Andrade e Maria Elisa
Direção de Arte: Nídia Aranha
Elenco: Lina Pereira, Aru Macedo, Marvena de Ubuntu, Charm Mone, Beau Costa, Luiz Santos, Juana Chi, Dante Preto e Marcinha do Corintho
Prod. Objetos: Edu Bueno
Figurinista: Maika Mano
Make/Hair: Marcella Leme
Produção de Elenco: Chuck Hoffmann
Coordenação de Pós-produção: Tutu Mesquita e Priscilla Paduano
Assistente de Coordenação de Pós-produção: Letícia Harumi
Montador: Aaron Saiki
Finalizador: João Laion
Pós Produtora: Prodigo Films
Composição: Thiago Siebra
Color Grading: Acauan Pastore
Assistente de ilha/central: Phillipe Cunha
Acessibilidade - Libras: Iguale
Coordenação: Maurício Santana e Murillo Santana
Intérprete: Andréa da Silva

TRILHA, EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM:
Produtora: Jamute
Produção Executiva de Som: James Feeler
Direção de Som & Produção Musical: James Feeler e Thiago Lester
Mixagem e Finalização de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti
Coordenação de Som: Juliana Zuppo e Leo Vieira
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate e Erika Santana

 

 

Outros Trabalhos